quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

APRENDI (POSSO APRENDER) COM ISSO.

Aprender nem sempre é fácil!

Requer sacrifícios, que muitas vezes são uma afronta aos nossos costumes.
Quando não, ao nosso orgulho.
Orgulho que muitas vezes nem o é! É sim, um comodismo ou medo de mudar.
Mudar não é para todos, pois muitas vezes será somente você a mudar de rota, partindo do pressuposto de que a maioria sempre está certa. Quem tem coragem sendo a minoria?
Quem erra com freqüência não é tido como referência para algo.
Quem disse que não? Aprendamos com os erros.
Muitos perdem a chance de aprender quando o que lhes é oferecido é desconhecido, pois entendem que “só aprendo com quem conheço”.
Aprender nem sempre é fácil!
Requer esforço de olhar para si mesmo e reconhecer que somos limitados, que magoamos quem mais amamos; que por vezes falamos com palavras e "desfalamos" com atitudes; que usamos as palavras alheias porque achamos eloqüentes e desafiadoras, mas nem sempre é o que também pensamos; que aprendemos para ser mais intelectuais, quando deveríamos aprender para ser mais humanos.
Aprender nem sempre é fácil! Mas é possível!
Basta entendermos que o mais velho pode não ter bagagem intelectual, mas tem experiências vividas; que um filho, uma esposa, um marido não precisa do seu dinheiro, eles precisam é do seu tempo. Tempo que não volta e o dinheiro não compra.
Basta entendermos que não adianta ter pressa quando o assunto é aprender. Os maiores acertos da história tiveram várias tentativas.
Aprendamos a viver sem ser politicamente corretos, estando tecnicamente errados.
Renuncie ao que tem que ser renunciado, faça o tem que ser feito, fale o que tem que ser falado. Talvez, logo á frente, você descobrirá que não deveria ter renunciado, feito, falado - mas como saberia se não tivesse tentado?
Está aí a diferença de quem aprende para quem ainda não saiu da inércia existencial: o medo de errar nos tira a possibilidade de aprender. O que não podemos é chegar ao final de nossas vidas e percebermos que não aprendemos a viver!
Paz!!
Josué Caçula                                   Publicado em Janeiro/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário