sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

UNÇÃO DO PROFETA ELISEU

“Partiu pois Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou sua capa sobre ele.Então deixou ele os bois, e correu após Elias e disse: deixa-me beijar a meu pai e minha mãe, e então, te seguirei. E ele lhe disse: Vai e volta, pois já sabes o que fiz contigo.Voltou Eliseu de seguir Elias, tomou a junta de bois e os imolou,e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram.Então ,se dispôs, e seguiu a Elias e o servia.”          (1º Reis 19: 19-21)

Quem era Eliseu quando foi chamado pelo Senhor?
Muitos de nós queremos experimentar sermos usados com poder pelo Senhor. Experimentar seus milagres de abundância, como no caso dos vasos transbordantes de azeite; ou trazer vida ao que está morto, profetizar a cura da lepra, da terra ou até mesmo ungir reis...
Eliseu foi um profeta sem igual, usado em poder e autoridade, em graça e misericórdia, atendeu tanto ao pobre quanto ao rico; abundou em sabedoria para lidar com situações que muitos diplomatas se perderiam.
Parte de seu ministério foi exercido no serviço a Elias e o ministério de ambos durou cerca de 75 anos e atravessou 6 reinados.
O ministério de Eliseu teve uma dimensão tal que marcou a história - tanto a história espiritual de um povo quanto à história política de uma nação.
Mas quem era Eliseu, para ser escolhido pelo Senhor para tão grande feito?
Eliseu estava trabalhando quando foi chamado - assim como Moisés, Gideão, Neemias, Pedro, Tiago e João.
Amava e honrava sua família e contava com o apoio de todos, pois todos comeram com ele e festejaram sua ida. Esse tipo de relacionamento familiar demanda investimento.
Eliseu era de uma família próspera e abriu mão dessa condição para seguir seu chamado. Ouve sacrifício e abdicação de sua parte. Ele abriu mão de sua herança.
Não se demorou em decidir obedecer. Era costume na época que essas despedidas familiares durassem muitos dias. Eliseu não se alongou - reuniu a família, festejou, se despediu e assou a carne nos instrumentos de trabalho, o que indicava que estava rompendo mesmo com o passado.
Ao seguir Elias, Eliseu se dispôs a servir e ficou conhecido como “aquele que deitava água sobre as mãos de Elias”.
Será que nós estamos com a vida no altar dessa maneira para que o Senhor estenda seu “manto” sobre nós?
Vamos nos acertar e clamar ao Senhor, para que Ele venha sobre nós com sua unção, com seu poder...

Daniela Flieger Nascimento               Publicado em Outubro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário